Atibaia possui uma série de trabalhos na área da literatura, mas nem todo mundo conhece. Para que mais pessoas tenham acesso às obras de nossos escritores e também para que Atibaia se consolide como cidade referência no cenário da literatura brasileira contemporânea, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, realiza em novembro o 1º FLIPOP – Festival de Literatura Popular de Atibaia, na Praça da Matriz. O evento acontece nos dias 15 e 16 de novembro, das 14 às 20 horas, e contará com profissionais renomados da área cultural.

A abertura acontece no sábado (15), às 14 horas, na Praça da Matriz, com um pocket show de Paulo do Rap e Uqquipega. Em seguida haverá o debate “A poesia na canção popular”, com Juli Manzi e Tatá Aeroplano. À noite, tem “Atibaia Slam Clube” (competição de poesias), na Incubadora de Artistas, que fica em frente à Praça da Matriz, no número 78. “A intenção é valorizar autores locais e levar ao público em geral a poesia falada”, disse o secretário de Cultura, Otávio Fritolli.

No último dia de evento, domingo, às 14 horas, começa o debate “Literatura e gênero”, com Isabela Penov, Jéssica Balbino e Juliana Gobbe. O evento segue com a intervenção cênica “Três metros quadrados”, da Kiwi Companhia de Teatro, às 17 horas. A peça trata da violência institucional, com depoimento de ex-prisioneiros políticos e apresentação de materiais documentais sobre violação de direitos humanos. Às 18h, acontece o debate “Teatro e Literatura”, com Daniel Puglia e Fernando Kinas. Em seguida, às 19h30, haverá a intervenção cênica “Falavras – presença poética”, com Teodoro Balaven e Gracco Liveira. O encerramento está marcado para as 20h, na Incubadora de Artistas, com o “Sarau do Manolo”, que conta com participação dos Poetas Ambulantes.

Vem aí o FliPop

Fonte: Prefeitura da Estância de Atibaia.