Na noite do dia 19 de março a Câmara Municipal de Atibaia concedeu Título de Cidadão Honorário ao senhor Fernando Grella Vieira. 

O Título foi uma homenagem prestadas pelos Vereadores Ubiratan Fernandes de Oliveira, Daniel da Rocha Martini, Jorge de Jesus Silva,Paulo Fernando Lara Pereira de Araújo, Fabiano Batista de Lima e por mim, autores do Projeto de Decreto Legislativo nº 17/13, o qual foi aprovado por unanimidade. 

Esta singela homenagem visa reconhecer um trabalho de seriedade, compromisso, humanização, iniciado há mais de 25 anos por este cidadão de Atibaia. 

Desta forma, para demonstrar um pouco deste trabalho, que muitos podem não conhecer, foquei meu discurso na pessoa de Fernando Grella Viera, deixando o brilhante lado profissional para que seus colegas comentassem. Assim me manifestei: 

Sr. Presidente, autoridades já nominadas pelo cerimonial, srs. Vereadores, sra. Vereadora, sras. e srs. Presentes, boa noite. 

Falar do Dr. Fernando Grella Vieira, é muito fácil, pois bastaria buscar no Google pelo seu nome e encontraríamos a mais vasta biografia possível.

Quero nesse momento falar do cidadão, do homem, do marido, do pai e principalmente do amigo Fernando Grella Vieira.

Nos conhecemos quando da sua chegada em Atibaia, primeiramente no Restaurante de meu pai, quando minha família teve o privilégio de atende-lo e recepciona-lo, junto a esposa, a querida Maria Olívia e as lindas filhas Beatriz e Estela.

No Fórum de Atibaia ficou conhecido pela sua educação e respeito aos funcionários, lembrado até hoje, duro nas suas decisões, porém sempre justo.

Tivemos oportunidade de participar de certa reunião, com amigos, onde o assunto era Política de Atibaia. A conversa se prolongava e sem resultado satisfatório. Perguntamos ao recém chegado Dr. Fernando, qual seria sua opinião, para nossa alegria, em poucas palavras, mas nunca esquecendo daquela forma educada, que é sua marca registrada, resolveu com uma solução simples, prática e objetiva.

Em outra oportunidade, tentando ajudar a segurança dos munícipes de Atibaia, levei ao seu conhecimento a criação de uma Associação dos Munícipes de Atibaia em favor da segurança pública, para sua avaliação e como viabiliza-la. Oportunidade esta que contamos com a participação do saudoso Dr. Paulo Beneveni, Juiz de Direito da Comarca, Dr. Paulo Tucci, Delegado de Polícia de Atibaia, diga-se de passagem sua participação no processo foi muito importante, e o munícipe José Antonio dos Santos Silva, amigo e irmão nas causas de Atibaia. Assim, elaboramos uma pequena minuta de ata e saí em busca de parceiros. De pronto 200 abnegados abraçaram a causa, que funcionava da seguinte maneira: a Associação arrecadava a quantia de R$20,00 reais por família, e nós pagávamos Policiais Civis, na sua folga, a diária para trabalhar com viaturas da polícia em rondas ostensivas. Resultado: nos primeiros três meses de funcionamento a criminalidade caiu drasticamente. Apesar do sucesso da medida não encontramos na sociedade instituições dispostas a participar da organização e administração do projeto, tornando-o inviável. O que nos deixa feliz é que isso aconteceu em 1993, prova inequívoca da sua preocupação com a população de Atibaia desde então.

Apesar de exercer cargos importantes em outros Municípios viveu e criou sua família em Atibaia, nunca, mesmo distante, perdeu o contato, preocupação e olhar com a cidade, orientando e aconselhando sempre que possível, quem de direito, a seguirem os princípios da Justiça, moral e igualdade de direitos.

Ao ser eleito Procurador-Geral de justiça de 2008 até 2012 Dr. Fernando Grella Vieira, mais uma vez buscou em Atibaia, seus colaboradores, os brilhantes Dr. Alexandre Rocha de Almeida Moraes e Dra. Ieda Casagrande Bignardi.

É por esses e outros tantos motivos, que humildemente, reconhecemos sua preocupação e dedicação a nossa cidade que o homenageamos com o Título de CIDADÃO HONORÁRIO.

Parabéns, Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Dr. Fernando Grella Vieira.

Muito obrigado.”

Paulo Catta Preta. 

Currículo do homenageado:

Fernando Grella Vieira se formou bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito da PUC de Campinas, em 1979. Começou a carreira no Governo quando foi aprovado em concurso público para procurador da Fazenda Nacional e procurador do Estado de São Paulo. 

Foi nomeado para promotor de Justiça substituto da Circunscrição Judiciária de Campinas. Mais tarde, transferido para Atibaia e posteriormente para a Capital, onde atuou nas Equipes de Repressão a Estelionato e outras Fraudes, Repressão a Delitos Diversos, Repressão a Roubos, e no Núcleo de Controle e Regularização do Parcelamento do Solo Urbano. 

Foi titular da Promotoria de Mandados de Segurança e Ações Populares e integrou a Assessoria Jurídica do Procurador-Geral de Justiça. Trabalhou na Procuradoria de Habeas Corpus e compôs a Procuradoria de Justiça Cível, da qual foi secretário executivo. 

Em 2002 e 2003 foi eleito para o Conselho Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo. Foi 2º secretário da Associação Paulista do Ministério Público (APMP) e eleito 1º vice-presidente para o período de 2006 a 2008. 

Atuou na Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – Conamp. Foi membro suplente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. 

Em 2008, foi eleito procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo por dois anos, estendendo seu mandato por mais dois, até 2012, quando assumiu a Secretaria da Segurança Pública (SSP). 

Durante esta brilhante jornada viveu e criou sua família em Atibaia, nunca, mesmo distante, perdendo o contato, preocupação e olhar com a cidade, orientando e aconselhando, sempre que possível, quem de direito, a seguirem os princípios da justiça, moral, igualdade de direitos.

Fernando Grella e Catta Preta Paulo Jesus, Daniel Martini, Ubiratan Oliveira, Fernando Grella, Rodrigo Parra, Catta Preta