A Campanha de Vacinação Contra a Gripe Influenza 2015 terá início em Atibaia no dia 4 de maio em todos os postos de saúde da cidade. A imunização protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. No dia 9 (sábado), as unidades de saúde ficarão abertas das 8h às 17h exclusivamente para a vacinação.

A vacinação gratuita, disponível na rede pública de saúde, é destinada aos grupos prioritários definidos pelo Governo Federal – Ministério da Saúde: gestantes; mulheres no período de pós-parto (até 45 dias); crianças com mais seis meses e menos de cinco anos; profissionais da área de saúde; pessoas com 60 anos ou mais; e portadores de doenças crônicas/imunodeprimidos – neste caso, é preciso apresentar a prescrição médica constando o diagnóstico da doença no ato da vacinação.

De acordo com a gerente da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Dra. Rita Bergo, “a vacinação é essencial inclusive para as pessoas já imunizadas em anos anteriores, pois os anticorpos protetores sofrem queda progressiva, tornando necessária a vacinação anual”.

A vacinação contra influenza tem contribuído para reduzir a mortalidade em indivíduos portadores de doenças crônicas, tais como doença cardiovascular, Acidente Vascular Cerebral (AVC), doenças renais, diabetes, pneumonias, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), dentre outras.

“É absolutamente imprescindível que as pessoas pertencentes aos grupos prioritários procurem as unidades de saúde do município e se vacinem contra a gripe, uma vez que são mais suscetíveis à doença e, por isso, a prevenção é de fundamental importância”, ressalta a secretária de Saúde, Maria Amélia Sakamiti Roda.

As pessoas que não pertencem aos grupos prioritários definidos pelo Governo Federal e tiverem interesse em receber a vacina devem procurar hospitais e clínicas particulares.

Paulo Catta Preta.

Fonte: Prefeitura da Estância de Atibaia (http://atibaianovo.com.br/campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-tem-inicio-no-dia-4-de-maio/).

gripe_ilustra