A prática desportiva é algo natural ao brasileiro, que é alegre, flexível e se adapta a diversas condições esportivas com facilidade. A atividade física e o esporte ainda são vistos como lazer despretensioso, contudo, especialistas apontam que sua prática influencia positivamente os praticantes, independente da idade. Com isso, o praticante conquista o respeito ao próximo, conhecimento de seus limites, confiança, liderança, entre outros aspectos.

Para potencializar o impacto do esporte em crianças, cada vez mais, escolas optam por introduzi-lo não apenas como lazer, mas também como resultado de uma gestão com objetos concretos de ajudar a construir a socialidade e criticidade aos alunos, integrando a competitividade com o trabalho em equipe. Além disso, melhorar o rendimento do estudante em sala de aula e em outras atividades do cotidiano.

A educação física não está presente somente nos colégios, mas em academias, clínicas e outros estabelecimentos de saúde. Isso porque o profissional de educação física é fundamental para colaborar no crescimento e desenvolvimento de cada ser humano. A educação física é preventiva, construtiva e remediadora, além de disciplinar, evoluir e fazer com que o indivíduo interaja, superando seu corpo e sua mente.

A profissão foi regulamentada 1998 pelo presidente da república e foi em 2013, que o atual presidente da Câmara Municipal da Estância de Atibaia, vereador Almir Bueno do Prado (Miro do Gás), apresentou o projeto 4153 no município de Atibaia. O projeto foi aprovado por unanimidade e se tornou lei. Com isso, o objeto da propositura será cumprida em evento, na próxima terça-feira (1°) às 18 horas.

Esta solenidade tem a finalidade de engrandecer o profissional que traz mais qualidade de vida para o dia a dia das pessoas e apresentar conceitos da profissão, além de esclarecer mitos. Junto às homenagens, haverá o ciclo de palestras, que tem o objetivo de propor o debate sobre assuntos que permeiam a profissão.

O professor Marcelo G. Torres ministrará a respeito da “Gestão pública e privada do esporte – Qualidade Total” e a professora Lilian Perrenoud também estará presente e falará sobre “A importância da educação física para a formação integral do ser humano”.

“Esse evento é para unir e valorizar ainda mais a classe e mostrar a sociedade o quanto um profissional especializado é fundamental para a qualidade de vida e prevenção a saúde. Todos aqueles que trabalham em diferentes segmentos da atividade física são merecedores destas homenagens. Esta data tem tudo a ver com regulamentação do profissional de educação física e a importância que vem ganhando, ano após ano, e é fruto de uma luta que precisa continuar. Este parlamento parabeniza com louvor cada profissional de Atibaia, que ensina através da educação física”, diz Miro do Gás.

Paulo Catta Preta.

fotocapa

Assessoria: Ligia Borghi e Nei Cintra.

Fonte: camaraatibaia.sp.gov.br