No último dia 25 de março, no auditório da Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia – SAAE, participei da primeira reunião da Comissão de Assuntos Relevantes que tem como tema a situação da área de zoonoses e da política pública de bem-estar animal em Atibaia.

O assunto tema central desta primeira reunião foi Unidade de Vigilância em Zoonoses – UVZ. Esta temática abordada por mim na Sessão Ordinária do dia 4 de fevereiro último gerou alguns ofícios aos órgãos competentes, dos quais um ainda aguarda resposta.

A reunião que contou também com a participação dos Vereadores José Carlos Machado (Zé Machado), Daniel da Rocha Martini, Francisco Carlos Avanço, de Organizações Não Governamentais, de representantes do Poder Executivo e de simpatizantes à causa animal, foi encerrada pelo seu Presidente Vereador Rodrigo Parras, com o compromisso de:

– Verificar com o Prefeito Municipal a possibilidade de destinar terreno da Prefeitura ou adquirir área específica para a UVZ – Unidade de Vigilância em Zoonoses;

– Encaminhar à Prefeitura questionamentos sobre metodologias de trabalho e condutas da UVZ;

– Indicar a aquisição de veículo para apreensão de animais de grande porte;

– Indicar implantação de Hospital Veterinário Público ou Posto de Atendimento de Animais;

– Indicar as gestões cabíveis para composição adequada da equipe da UVZ;

– Convidar Secretários de Saúde, e de Urbanismo e Meio Ambiente, para prestarem informações sobre as matérias de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal;

– Convidar representantes das concessionárias das Rodovias Fernão Dias e D. Pedro para explanarem as ações empreendidas para captura de animais nas referidas rodovias, bem como para os respectivos encaminhamentos aos órgãos competentes.

Paulo Catta Preta.

Dr. Avanço, Dr. Celso, Prof. Parras, José Machado, Daniel Martini e Catta Preta.

Dr. Avanço, Dr. Celso, Prof. Parras, José Machado, Daniel Martini e Catta Preta.

Reunião Zoonoses Reunião Zoonoses I