Na Sessão desta segunda feira fiz uso da Tribuna para me manifestar sobre o Projeto de Lei nº 53 (abaixo), e me posicionei da seguinte forma:

Boa noite senhores Vereadores e Vereadora, público presente e quem nos assiste via internet.

Faço uso da Tribuna para expressar minha preocupação quanto ao Projeto de Lei nº 53 que tramita nesta Casa, que dispõe sobre a proibição de uso de água tratada.

O Projeto proíbe a utilização de água tratada, com uso de mangueira, para irrigação de jardins e para limpeza e lavagem de calçamentos e passeios públicos residenciais e comerciais, e a de veículos no município de Atibaia. Estas ações somente são permitidas se com água de reuso.

Minha preocupação reside em atacar o problema da forma errada.

A SAAE informou em março deste ano que temos perda de água tratada no importe de mais de 50%.

Certo que é, o correto é a Municipalidade reduzir drasticamente esta perda e não proibir que o cidadão faça uso dela, de forma consciente.

É claro que a população deve economizar água, em especial diante do quadro de estiagem que estamos passando.

Porém, acredito que outras políticas públicas deveriam estar em foco, como investir em equipamentos antivazamento; troca do encanamento da cidade; e outras alternativas mais igualitárias e justas.

O Projeto, nos moldes em que foi apresentado, acabará gerando denuncismos, brigas entre vizinhos e, até, indústria de multa. Creio que não seja esta a intenção do senhor Prefeito.

Obrigado pela atenção.

Paulo Catta Preta.

PL 53 1 PL 53 2 PL 53 3 PL 53 4

Assessoria: Lígia Borghi e Nei Cintra